Dra. Inês Sousa Magalhães

Psicóloga e terapeuta familiar

Especialização em Psicologia Clínica e Psicoterapia

Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Formação e atividade clínica na área de Psicologia Clínica e Psicoterapia.

Atividade docente no mestrado em Educação e Intervenção Social – especialização em ação psicossocial em contextos de risco pela Escola Superior de Educação – Politécnico do Porto.

Psicóloga na Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de São João, Porto, com as modalidades de intervenção psicológica: consulta psicológica e psicoterapia; dinamização de grupos terapêuticos, avaliação da personalidade; grupos multifamiliares.

Integração nas equipas de terapia familiar: terapia familiar e intervenção em rede; Programa de Intervenção em Perturbações Borderline; Unidade Residencial Elysio de Moura; CRI de obesidade; Consulta externa.

Membro da Rede de Serviços de Aconselhamento Psicológico do Ensino Superior

Membro Efectivo da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar

Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
CÉDULA PROFISSIONAL 7951

INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

  • Coautora da comunicação “Residência Elysio de Moura: uma experiência de tratamento residencial para as perturbações de comportamento alimentar e Borderline da personalidade” no IV Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
  • Coautora da comunicação Autoeficácia académica e compromisso com o curso. Um estudo com estudantes do 1º ano” no IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
  • Comunicação subordinada ao tema “Seminário Integra ISEP: uma experiência de intervenção com estudantes do 1º ano, no II Congresso Nacional da RESAPES.
  • Comunicação, subordinada ao tema “A Psicologia no Ensino Superior: Contributos da RESAPES-AP (Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior – Associação Profissional)” no I Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos.
  • Comunicação, subordinada ao tema “Uma década de intervenção psicológica no Instituto
    Superior de Engenharia do Porto: a experiência do Gabinete de Orientação” no I Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos.
  • Comunicação apresentada, subordinada ao tema “Nos trilhos do jovem psicoterapeuta: um estudo qualitativo”, no VII simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
  • Apresentação e Coautoria de Poster “Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior: a consulta Psicológica no Porto de 2006-2008” – RESAPES (Porto), no VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
  • Comunicação apresentada, subordinada ao tema “Modos de Viver o Estágio: os Estilos de Identidade e a Vivência do Estágio”, no VII Congresso Internacional de Galicia e Norte de Portugal de Formação para o Trabalho.